domingo, 27 de fevereiro de 2011

BEM... UM DOMINGO QUE PARECE NÃO VAI TER CHUVA...
 RESOLVI FAZER UMA POSTAGEM COM UM POUCO DE HISTÓRIA DO MEU ESTADO, PARA  ISSO ESCOLHI UM PRATO TÍPICO DO RIO GRANDE DO SUL... E COMO ADORO CONFEITARIA, NÃO PODERIA SER DIFERENTE...RSRSRS... MORO EM SANTA CRUZ DO SUL, E AQUI É TERRA DE COLONIZAÇÃO ALEMÃ... UMA MISTURA MUITO BOA... CRIOU O SAGÚ...







É de origem indígena. Os índios picavam e cozinhavam a mandioca. Mais recentemente, menos de 150 anos é que o produto passou a ser utilizado como doce.
Com a vinda da família real para o Brasil, durante a invasão de Napoleão, muito da culinária portuguesa foi incorporada e adaptada a culinária brasileira. Misturava-se a sagu o vinho do porto que é bastante doce, dando a este "mingau" ares de doce.
Mais modernamente, ele passou a ter formato de bolinhas, para facilitar o cozimento e ser viável em produção industrial. Por ser um produto a ser consumido por crianças, ao invés do vinho, passou a ser usado com pó sabor uva. E ainda mais recentemente com outros sabores.
E eu... tenho a minha receita, que uso no restaurante onde trabalho... a chamei de SAGÚ INVERTIDO, e faz sucesso desde as crianças aos marmanjos...rsrsrs.

SAGÚ INVERTIDO

Ingredientes:
3 xícara de água
3 xícara de sagu
Colocar de molho por 30 minutos.

3 lt de leite integral
3 garrafinhas de leite de coco
3 xíc. de açúcar
1 lata de leite condensado
1 lata de creme de leite

Colocar em uma panela 3 litro de leite e 3 garrafinha de leite de coco, acrescentar o sagú e ferver até ficar transparente.
Depois de pronto colocar uma lata de leite condensado e depois o creme de leite.

CALDA
1 1/2 litro de vinho doce, um pouco de água, açúcar, canela, cravo. Colocar para ferver durante uns 15 minutos, depois acrescentar +ou - seis colheres de sopa de amido de milho diluido em agua fria.

Espero que gostem e se deliciem, pois vale a pena.
Bjus a todos e bom domingo.

NEUSA MARIA MORAES