domingo, 13 de fevereiro de 2011


BROWNIE DE CHOCOLATE
Eu, em particular, adoro desafios. E esse foi lançado por nossa chef Sandra do restaurante PANELA DE BARRO, onde trabalho.
O desafio foi proposto a mim e aos colegas Paula e Ivan. Tudo começou pela insistência de meu colega Ivan em querer saber a receita do Brownie da ILUMINURA... Aquele da outra postagem... Que retornamos lá para saborear vários dias da semana... rsrsrs... Acho que as atendentes já não aguentam mais dizer a ele q a receita é secreta... rsrsrs... Secreta ou não, a minha não tem segredos, nem mesmo para os concorrentes... rsrsrsr.
Bem... Quando contamos a nossa chef de nossas proezas, ela nos lançou esse desafio... Semana que vem, teremos um dia para apresentar, cada um de nós, uma receita de brownie... O autor da mais saborosa... Ganha o prêmio, o seu brownie entra para o cardápio do restaurante PANELA DE BARRO.
Mas antes, eu resolvi testar em casa. E ai está, com o passo a passo, a minha receita de brownie, como disse anteriormente, sem segredos.

Vamos então aos ingredientes:
200 gramas de chocolate meio amargo picado 
200 gramas de manteiga sem sal
1 xícara de açúcar refinado
1 xícara de açúcar mascavo
6 ovos inteiros
1 xícara de farinha de trigo peneirada
1/2 xícara de cacau em pó
noz moscada a gosto
canela em pó a gosto
1 pitada de sal
esssencia de baunilha ou a que preferir. Eu não usei.
1 xícara de nozes ou outra fruta seca que preferir, no meu caso usei castanhas da india torradas e moidas.

Prepare o seu mise en place, isso é muito importante para você não se perder na receita... e não esqueça, leia sempre a receita antes de começar a preparar.
Prepare uma forma de alumínio, forre com papel manteiga. Reserve.

É bom ter uma batedeira, se não tiver use um fouet.

Coloque os ovos inteiros e o açúcar refinado na batedeira.
Bata até obter um creme claro. Reserve.

Junte o chocolate picado e a manteiga, leve ao microondas por 1 minuto ou até que derreta.
Mexa até incorporar a manteiga ao chocolate e ficar um creme liso e brilhante.

Junte a mistura o açúcar mascavo e mexa bem até dissolver todo.

Acrescente as especiarias e o sal.

Acrescente o cacau em pó, e misture bem.

Acrescente essa mistura ao creme de ovos e açúcar.

Misture tudo bem com um fouet.

Acrescente a farinha aos poucos e misture bem.

Coloque na forma para assar.

Polvilhe as frutas secas ou nozes por cima da massa. 
Leve para assar em forno a 180ºC por 30 minutos ou até que cravando um palito de dentes na massa esse saia limpo.



E aí está... o meu Brownie prontinho.