segunda-feira, 28 de maio de 2012

COMFORT FOOD



Como em todas as coisas existem tendências, na gastronomia não é diferente.
Vamos falar um pouquinho de tendências na gastronomia, tem uma que vem chamando a atenção que se chama comfort food, que quer dizer que os alimentos consumidos atingem algum nível de estado emocional melhor, por isso que chamamos de comida emocional ou do coração, pois ela desperta sensações agradáveis e evoca o prazer e o bem estar ligado à infância, à história de vida que vivemos, pode se dizer que é uma viajem no tempo, e quando comemos algo que lembra a nossa infância, por exemplo, podemos até sentir a paz e tranquilidade de que precisamos, matamos aquela saudade.
Dá para se dizer que cada pessoa tem a sua comfort food, pois ela varia muito da época que se viveu, de algum momento que foi marcado por forte lembrança, uma comida preparada pela mãe ou avó, lembra? Do bolinho de chuva que ela preparava hummmm... Que fome hein? De pratos simples a elaborados, gostosos ou não, mas é uma lembrança prazerosa, e quem não tem a sua?
É como lembrar os delicioso pratos caseiros, a autêntica comidinha da vovó ou da mamãe que, na correria do dia-a-dia não temos mais tempo de saborear.
Atualmente nem sempre comemos quando sentimos fome, muita gente se alimenta quando está cansada, ansiosa ou sozinha, e a comfort food pode saciar essa fome emocional.
Cada um tem seu Comfort Food, pois isso está ligado com as experiências pessoais, mas sabe-se que, de maneira geral, esses alimentos fogem às recomendações de uma dieta saudável e devem ter atenção especial.
Claro que o fato de um Comfort Food representar algo muitas vezes calórico ou rico em açúcar não determina que devam ser excluídos, até mesmo porque têm uma função emocional importante. Esses são alimentos que devem ser consumidos com moderação.
Então fica aqui a dica: quando precisar, não deixe de recorrer ao seu Comfort Food, mas fique atento para não exagerar, pois assim você se mantém em dia com a balança e não deixa de experimentar alimentos saudáveis em momentos de prazer para fazer deles também uma opção de Comfort Food.
Que tal agora uma receitinha com cheirinho de casa da vó?

Ingredientes: 
2 colher(es) (sopa) de margarina, 
180 gr de açúcar, 
2 ovos, 
1 colher (sobremesa) de fermento químico em pó, 
2 1/2 xícaras (chá) de farinha de trigo, 
1 colher (chá) de canel em pó, 
1/2 colher (chá) de sal, 
1 xícara (chá) de leite, 
2 bananas prata cortadas em rodelinhas e quanto baste de óleo de soja para fritar. 

Preparo:
 Bata o açúcar com a margarina e junte os ovos, um de cada vez, batendo sempre. Peneire juntos a farinha, o fermento, a canela e o sal, acrescentando-os a mistura, alternando com o leite.Misture bastante até ficar uma massa homogênea. Junte as bananas em rodelas nessa massa e misture. Com o óleo bem quente, frite cada bolinho de chuva às colheradas certificando-se de que está indo junto da massa uma bananinha. Assim que os bolinhos ficarem bem dourados, retire-os e deixe-os escorrer em papel absorvente, envolvendo-os em açúcar e canela. 

É uma receita para qualquer dia e qualquer hora, mas nada como um dia chuvoso e friozinho, né não!? :)