segunda-feira, 25 de junho de 2012

EVENTO DOS "NOVOS CHEFS"


A CONTEMPORANIEDADE DA CULINÁRIA GAÚCHA

Uma vez terminado o evento “JANTAR DOS NOVOS CHEFS”, apresentam-se de seguida um conjunto de elementos que, em jeito de conclusão, se revelam oportunos sinalizar.
Desde logo, resulta importante destacar a abrangência e a mobilização conseguida pelo evento, que superou as expectativas iniciais, considerando o calendário em que o mesmo se desenvolveu (junho, mês  que normalmente se mostram menos oportunos para avançar com iniciativas de mobilização de públicos, por ser um mês de muito frio em especial na nossa região). De fato, o número de pessoas presentes (no total de 206 comensais), demonstra uma adesão que superou o esperado, tendo em consideração a “novidade” associada ao evento (apresentação de releituras de pratos gaúchos contemporâneos).
Apesar das adversidades e da divergência de opiniões dentro da turma conseguiu-se chegar a um consenso aceitável.
Foram apresentados cinco serviços além da mesa de antepastos.




Entrada fria: Tomateblätter

Entrada quente: Zuppa di Panne

Primeiro prato: Assado de Solomillo

Segundo prato: Javali ao Merlot

Sobremesa: Anita Garibaldi










Na gastronomia não se permite que a imaginação encontre limites, é preciso despertar a mente e torna-la um reino pensante, criativo e sempre disposto a descobrir algo novo..., é preciso viajar a um mundo surreal, ousado e inusitado, ver o mundo como um vasto universo abstrato... não basta ser um cozinheiro, é preciso ser um químico, um cientista, um alquimista, quem sabe até mesmo um pintor..., permitir que a alma se entregue a um sublime "renascimento", ...finalizar uma receita buscando na essência da criação algo que lembre um "Da Vinci" ou um "Michelangelo", transformando o prato em um quadro... e imaginando que ao finaliza-lo estará dando também o último toque do pincel na tela. 
Apesar de todos os atropelos de principiantes no final tudo deu certo.