sexta-feira, 19 de março de 2010

ESTÁ COMPROVADO: BATATA PALITO TEM QUE SER PREPARADA NO FORNO!




Para não abrir mão desta delícia, a melhor maneira é preperá-la no forno. Veja o porquê.



--------------------------------------------------------------------------------



Sabe quando bate aquela vontade de comer bata frita? Neste momento, certamente o que vem a sua cabeça é: Como conciliar este desejo com a dieta? Parece impossível, realmente. Mas, que tal preparar a batata no forno? Desta maneira, você conserva o sabor, mata a sua vontade e, ainda, não coloca a sua saúde em risco.
A prova disso é um teste realizado pela PROTESTE Associação de Consumidores, em que foram analisadas cinco marcas de batata palito congelada: Sadia, Lutosa, McCain, Bonduele e Perdigão. A conclusão foi enfática: Este produto deve ser consumido com muita moderação, pois, do ponto de vista nutricional a melhor opção ainda é a batata in natura.
Para se ter uma noção, ao serem preparadas no forno, em nenhuma das marcas foi detectado gordura trans ou colesterol e, principalmente, presença de acrilamida (uma substância potencialmente cancerígena). Contudo, após a fritura foi detectada uma quantidade razoável de gordura saturada que pode levar ao entupimento de artérias.
De acordo com a PROTESTE, ainda para este tipo de preparo, a que teve melhor desempenho foi a Sadia e a melhor relação custo benefício foi a Lutosa. Quando o assunto é a dieta, vale destacar que a Perdigão foi a batata mais calórica e a que trouxe maior quantidade de gordura quando preparada no forno.
E como aparência não é tudo... Os consumidores que degustaram as batatas testadas, em geral, as acharam mais gostosas quando fritas. Mas as batatas assadas também agradaram. No preparo no forno a Perdigão foi a que mais agradou. Já a batata frita tradicional não agradou muito pelo aspecto visual.

O mais importante é que você saiba que independente da forma de preparo, a batata feita em casa tem menos calorias e gordura que a batata pré-frita congelada, mesmo quando preparada no forno. E que nenhum produto pré-frito é uma "escolha saudável".