terça-feira, 25 de maio de 2010

CULINÁRIA ITALIANA



A culinária italiana tem várias características específicas, conhecidas mundialmente. No entanto, dentro da própria Itália, a culinária não só é regional, como também sazonal. As regiões têm características próprias que as diferenciam umas das outras. Utilizam diferentes ingredientes, receitas e até modos de preparo.
Na Itália, as refeições podiam ter até cinco pratos servidos, com mais três depois de terminada a refeição. As refeições duravam horas e, em dias de festividades, podiam durar até o dia inteiro. Hoje em dia, esta tradição só é utilizada em feriados especiais e, mesmo assim, não de forma tão exagerada.
As refeições, antigamente, seguiam a seguinte regra:
1. Antipasti - tiragostos quentes ou frios.

2. Primo - um prato quente como pasta, risoto, gnocchi ou polenta.

3. Secondo - o prato principal. Normalmente, composto por peixe, carne bovina ou suína ou aves.

4. Contorno - uma guarnição, normalmente de salada ou legumes cozidos. Servido com o prato principal.

5. Formaggio e frutta - queijo e futas, a primeira sobremesa.

6. Dolce - a sobremesa em si, com bolos e biscoitos.

7. Caffè - Café e/ou expresso.

8. Digestivo - licores ou vinhos que, tradicionalmente, encerravam as refeições.
A culinária italiana que conhecemos hoje não é verdadeiramente italiana. A culinária de cada região da Itália difere-se bastante das outras, então não existe uma culinária própria para o país inteiro. Neste caso, costuma-se dizer que a culinária italiana é mundial, pois cada país pode adicionar seu toque especial à receita que desejar e servir um bom prato italiano.

Cada zona da Itália possui várias especialidades dignas de ter em conta à hora de degustar o prazer de uma boa mesa. Oferecemos um rápido percurso pelos manjares que pode-se encontrar ao longo e comprido, desta península com forma de bota.

A rica e variada culinária italiana, distinta nas várias regiões do país, influenciou a culinária de praticamente todo o mundo. Ou não é verdade que pizzas e massas são encontradas em qualquer país? Além dos alimentos, os italianos possuem um modo peculiar de se alimentarem.

Para nós brasileiros, que costumamos comer carne, feijão, arroz e salada servidos juntos no mesmo prato, podemos achar um pouco estranha a seqüência com que os habitantes da península se alimentam. Com certeza, eles também não concordam com a forma que nós nos alimentamos.
Enquanto dizemos que eles comem muita massa, eles dizem que nós comemos carne demais. Além disso, há uma diferença na composição do prato e ingestão dos alimentos: os italianos comem sempre um alimento de cada vez.
Podemos dizer que um italiano típico se alimenta mais ou menos da seguinte maneira:
De manhã cedo, antes do trabalho, que normalmente começa às 8:00 horas, eles fazem "la colazione", que corresponde ao nosso café da manhã, composto geralmente de café, café com leite ou "capuccino" acompanhado de pão com geléia ou um pão doce, como um croissant, denominado de cornetto.
Às 11:00 ou 11:30 h, os italianos consomem, "uno spuntino", ou seja, um lanchinho, com um sanduíche de pão, queijo e presunto, ou somente um suco ou uma fruta.
O almoço, ou "il pranzo", dá-se geralmente no horário das 13:00 às 14:00 horas e é composto basicamente dos seguintes pratos:
"Primo Piatto", geralmente com massas, como macarrão, espaguete, lasanha ou risoto.
"Secondo Piatto", com carnes variadas, de coelho, porco, frango, vitelo, peixe etc., e acompanhamentos, denominados "contorni", a exemplo de legumes cozidos ou saladas de legumes e verduras.
Sobremesa com doces variados;
Frutas frescas da estação e queijos;
Café.
Às 17:00 horas, há a "merenda", obrigatória, principalmente para as crianças, com pão e nutella (cioccolata), pão com presunto ou mortadela, pão com geléia ou frutas.
O jantar, "la cena", é servido para toda família, às 20:00 horas, e compõe-se basicamente do seguinte:
Um "Primo Piatto", à base de sopa de legumes e massas, ou "brodo" (caldo) de carne;
O "Secondo Piatto", com queijos variados, ou embutidos fatiados, como presuntos, mortadelas, salames, etc. ou ovos com legumes cozidos ou então saladas.
Frutas frescas da estação.

Ainda podemos acrescentar que o italiano costuma usar, como prato de entrada, principalmente em ocasiões especiais, as "bruschettas", fatias de pão amanhecido, sapecadas na grelha, esfregadas com alho e cobertas com tomates, azeitonas, berinjelas etc. e regadas com o azeite de oliva.
Além disso, não podemos esquecer que não faltam nunca, na mesa italiana, o pão - acompanhando qualquer tipo de refeição - e o bom vinho.