sábado, 5 de junho de 2010

SÉRIE GRANDES CHEFES

 Emmanuel Bassoleil




Um dos mais importantes chefs da atualidade, Emmanuel Bassoleil contribui, enriquece e influencia a gastronomia no País, em mais de vinte anos de atividades – de chef proprietário do Roanne por 14 anos, a passagens nos mais importantes e estrelados restaurantes franceses, trabalhando com nomes consagrados como Lameloise, Troigros, Lenôtre, entre outros.

À frente como chef executivo do “Hotel Unique e do Restaurante Skye”, desde sua inauguração em 2002, Bassoleil comemorou em 2006, a eleição do Skye como um dos 9 melhores restaurantes de hotel do mundo pela revista Hotel’s Magazine.

Em 1994 lançou o livro “Uma Cozinha sem Chef”, pela DBA Melhoramentos e, em 2006 “Sabores da Borgonha”, pela Editora Senac São Paulo. Em 1995 foi um dos fundadores da ABAGA - Associação Brasileira da Alta Gastronomia -, da qual foi vice-presidente por 7 anos e em 1998 o primeiro chef no Brasil a receber a “Ordem da Academia de Culinária da França”. No ano anterior participou com outros três chefs do “Eurotoque” - confraria que destaca os melhores profissionais europeus que trabalham em outros países.


Chef francês há mais de 20 anos no Brasil, Emmanuel Bassoleil prepara pratos franceses adaptados ao paladar brasileiro.


Um dos mais importantes chefs de cuisine da atualidade, Emmanuel Bassoleil contribui, enriquece e influencia há mais de duas décadas a gastronomia no País. Da Escola Técnica de Hotelaria de Dijon, em 1977, diretamente para as cozinhas do mundo, Bassoleil acumula o aprendizado de 3 tipos de cozinhas diferentes - a clássica, regional e la nouvelle cuisine passada pelas mãos de chefs estrelados do Guia Michelin como Jacques Lameloise, Gaston Lenotre e Pierre Troigros – e duas voltas ao mundo no currículo até tornar-se chef-proprietário do restaurante Roanne, em São Paulo.

Atualmente à frente como chef executivo do “Hotel Unique e do Restaurante Skye”, também em São Paulo, desde sua inauguração em 2002, o prêmio de um dos melhores restaurantes de hotel do mundo não demorou a chegar: em 2006 figurou entre os 9 melhores, eleito pela revista Hotel’s Magazine.

No Brasil desde 1987 após trabalhar nos mais importantes restaurantes da França, Emmanuel Bassoleil amadureceu e refinou seu talento em contato com a atmosfera de um país tropical. Resultado disso veio em 1993 com o título de Chef do Ano, honraria conferida pelo rigoroso Guia 4 Rodas, acompanhado da 3º estrela concedida ao restaurante Roanne, que passou a figurar entre os top do Brasil.

Como um dos criadores da ABAGA - Associação Brasileira da Alta Gastronomia, cujo objetivo principal é incentivar e valorizar os profissionais da área - da qual foi vice-presidente por 7 anos, Bassoleil foi primeiro chef no Brasil a receber a “Ordem da Academia de Culinária da França”, ganhou em 2001, o segundo prêmio de Chef do Ano, passando pelo Mérito Profissional em Gastronomia pela Academia Brasileira de Arte Cultura e História, prêmio Food Service Nutri News, Projeto Gastronômico Bassoleil, Top of Business - os melhores do ano de 2002 e Personalidade da Gastronomia, em 2004, pela revista 'Prazeres da Mesa’.

Com portas abertas na mídia brasileira pelos mais variados segmentos, Bassoleil é considerado hoje um profissional completo com 2 livros publicados: ‘Uma cozinha sem Chef”, pela DBA Melhoramentos, em 1994 e ‘Os Sabores da Borgonha’, pela Editora Senac São Paulo, em 2007, além de diversas participações nas principais publicações nacionais.

Curtas:

Deu duas voltas ao redor do mundo trabalhando como chef em um navio de Cruzeiro;

Duas vezes premiado como “Prêmio de Melhor Chef do Ano” (1993 e 2001) pelo rigoroso Guia 4 Rodas, prêmio que concedeu ao restaurante Roanne, o qual dirigia a cozinha na época, a 3º estrela passando a figurar entre os top do Brasil.

Em 1998 foi o primeiro chef no Brasil a receber a “Ordem da Academia de Culinária da França”.
Recebeu a comenda do “Mérito Profissional em Gastronomia 2002” pela “Academia Brasileira de Arte Cultura e História”;

Ganhou os prêmios “Food Service Nutri News 2002” pelo “Projeto Gastronômico Bassoleil” e o “Top of Business”, os melhores do ano de 2002;
Recebeu da revista Prazeres da Mesa o prêmio “Personalidade da Gastronomia 2004”;
Foi Sócio Proprietário do “Bar Azucar”, do “Bar Restaurante Azur” e Diretor Superintendente da “Chefe Cook Assessoria de Cozinhas S/C Ltda”.