quinta-feira, 10 de maio de 2012

10 DE MAIO DIA DO COZINHEIRO


Dia do Cozinheiro

O ofício de cozinheiro não tem dados de seu surgimentos, existem relatos por volta de 3000a.C. na Mesopotâmia de grandes banquetes. Não costumamos incluir a arte culinária nas artes clássicas, e muito menos  o cozinheiro é visto como um artista, aquele que pega um alimento no seu estado original e lhe dá forma; textura; aroma e sabor. Cozinheiro é todo aquele que preparar refeições sejam para grandes ou pequenos restaurantes; escolas; para um grupo de amigos ou até mesmo no dia a dia em casa.
Em 09 de janeiro de 2002, foi aprovado pela Assembléia Legislativa o projeto de lei nº 37/2001, do deputado Geraldo Vinholi, que estabelece o dia 13 de maio como o Dia do Cozinheiro, uma profissão que nos últimos anos vem crescendo a olhos vistos.


Até meados dos anos 90, aqui no Brasil, a profissão de cozinheiro era um reduto quase que exclusivo de mulheres. Hoje, predominam homens no campo. O sexo feminino se tornou minoria e luta para conquistar um reconhecimento igual aos dos homens. Para se estar à frente de uma cozinha, não é mais necessário apenas ter o dom de cozinhar, é preciso também ter uma formação básica, dominar a combinação de sabores e muita prática.
Uma curiosidade desta profissão é que a maioria dos que a abraçam tomaram gosto pelo coisa vendo ou ajudando os familiares nos afazeres domésticos. Muitos levaram o gosto a sério e procuraram se aperfeiçoar fazendo cursos tanto no aqui quanto no exterior.


Para ilustrar esse dia vai um trecho do livro “Escoffianas Brasileiras” escrito pelo maior símbolo da cozinha nacional, Alex Atala.
“Profissionais de cozinha vivem um momento de transição. Com o surgimento de escolas especializadas e o glamour que cerca a atividade, saímos da informalidade e viramos profissionais reconhecidos. Acho que a palavra “chef’” está perdendo seu sentido , precisa ser colocada no seu devido lugar. Chef é o líder de uma engenhosa operação chamada restaurante. Essa diferença é conquistada com suor, leitura, prática, conhecimento de técnica, horas, horas e horas de pilotagem de fogão. Um diploma não torna ninguém chef. Chefs tem de ser -  antes e depois de mais nada – bons cozinheiros.”
(ATALA. Alex, 2007, p24.)

Só se aprende a cozinhar cozinhando!



À todos os cozinheiros do mundo parabéns pelo nosso dia!