segunda-feira, 18 de junho de 2012

SUSTENTABILIDADE NA GASTRONOMIA

A grande maioria talvez até pense que comida não tem nada a ver com sustentabilidade. Mais na verdade tem sim, afinal quase tudo em nossas vidas e nas próximas tem a ver com isso a tal sustentabilidade. Mais afinal o que isso? Resumindo é explorar os recursos naturais de maneira que nunca venha a “esgotar” tal fonte. Esse era um tema que queria já ter colocado neste blog, porém achei uma excelente oportunidade agora, logo depois de ter visto a primeira propaganda eleitoral para presidente na TV. Não estou querendo aqui divulgar o apocalipse ou o fim do mundo, mas nós cozinheiros devemos levantar a bandeira da sustentabilidade e da educação ambiental na sociedade para garantimos o pão nosso de cada dia do futuro. Imagine pensar que ainda metade da população do Brasil não usufrui de saneamento básico, ou seja, água potável e rede de esgoto!

O Brasil vive o momento da alta gastronomia, nos últimos 15 anos mais que quadruplicaram os números de faculdades de gastronomia por todo o país. Claro que estamos culturalmente muito atrasados no estudo, ou melhor, na ciência gastronômica em relação a outros países da Europa, portanto é neste momento que devemos levantar a bandeira da sustentabilidade para que o rumo das artes culinárias deva estar na direção correta, pois detemos ainda o titulo de país de maior biodiversidade do planeta. Então temos uma responsabilidade muito maior de preservarmos nossas fontes.
A não preservação do meio ambiente afeta diretamente nós cozinheiros, toda riqueza de sabores que envolvem as artes culinárias estarão em risco. Com a sustentabilidade no futuro poderemos exigir das empresas que nossas frutas, legumes e verduras, vinhos, queijos, azeites ou qualquer produto que seja estejam vindo de uma fonte segura, fonte que contribui com a preservação do meio ambiente e com a educação ambiental. Penso que esse é o momento para todos que amam a própria vida e a gastronomia possam refletir sobre o tema.






Suflê de Folhas de Beterraba
Ingredientes:
-4 xícaras de folhas de beterraba cozidas e picadas
-2 colheres (sopa) de farinha de trigo
-2 ovos
-2 colheres (sopa) de margarina
-1 colher (chá) de fermento em pó
-1 xícara (café) de leite
-sal a gosto
Modo de preparo:
Em uma panela, aquecer a margarina e juntar a farinha e o leite, misturando com as folhas de beterraba cozidas e picadas. Deixar descansar até ficar morno.Juntar duas gemas e o fermento. Bater as claras em neve e misturar na panela.Colocar em fôrma untada e assar no forno pré-aquecido.
 _________________________________________________
Massa para Panquecas com Folhas de Espinafre
Ingredientes:
-1 xícara de talos de espinafre cortados e cozidos
-1 xícara de farinha de trigo
-1 colher (chá) de fermento em pó
-1 xícara de leite
-1 ovo
-sal a gosto
-óleo para fritar
Modo de preparo:
Bata no liquidificador os talos de espinafre cozidos com o leite.Passe em uma peneira para retirar a parte fibrosa dos talos de espinafre, despreze as fibras e junte a outra parte aos demais ingredientes, formando uma massa mole e pouco espessa. Frite as panquecas, com pouco óleo.
__________________________________________
Suco Desintoxicante
Ingredientes;
*1 Cenoura média picada.
*Suco de um limão médio.
*1 Xícara (chá) de manga com casca.
Modo de preparo:
Bata tudo no luiquidificador e sirva imediatamente, não acrescente água e não adoce.Este suco está indicado como rejuvenecedor, auxilia no tratamento da pele, cabelo e olhos. Além de ser desintoxicante
___________________________________________

Quem gosta de cozinha acaba de achar um canal para encontrar receitas e dicas de como transformar refeições em algo mais. Quando se fala em receitas sustentáveis todos se lembram em tortas e bolos com sobras de alimentos, com cascas de frutas com produtos orgânicos. Tudo isso é válido, mas o mais importante em tudo e o ideal é de ser um consumidor consciente, fazer o suficiente, comprar o suficiente, reutilizar as sobras ao máximo.

Vamos começar este nosso espaço para publicação de receitas sustentáveis com a receita de um pudim de pão que é uma delícia de comer e de fazer, vamos lá:
Pudim de Pão Sustentável
Ingredientes:
6 Paezinhos amanhecidos (aqueles que costumamos jogar no lixo)
2 xícara de açúcar
1 litro de leite
100 gramas de coco ralado
5 ovos
4 colheres de magarina
Ingredientes para calda
1 xícara de açúcar (para caramelar a forma)
Modo de preparar:
Pique os paezinhos e misture com o leite ate ficar bem molhado – reserve
Bata na batedeira, os ovos a margarina l açúcar  e o coco ralado, quando estiver cremoso, acrescente a mistura dos paezinhos com o leite, bata por 2 minutos em velocidade média para não virar um massa líquida (como as massas de bolo)
Coloque para assar em fogo médio em forma grande e caramelada até que fique dourado