terça-feira, 16 de julho de 2013




     Os cupcakes começaram a cair no gosto popular aqui no Brasil a partir de 2006, como um presentinho distribuído em festas e eventos, ou vendido sob encomenda.
      Acredito que os cupcakes já se estabeleceram como produto aqui no Brasil, do mesmo jeito que já incorporamos McDonalds e outras hábitos alimentares de fora. Talvez eu pense assim por estar acostumada e lidando com os bolinhos diariamente. Ainda assim não encontro cupcakes com facilidade ou abundância aqui na minha cidade, para encomenda sim, mas não em padarias e supermercados.
     Acho que nunca contei aqui como entrei no mundo dos cupcakes… Então, deixa eu explicar rapidinho:
      Na minha infância eu adorava uns bolinhos que as vendas ou armazéns vendiam, chamavam de bolo inglês, eram apresentados nos balcões em uma bandeja presos por um arame. Só anos mais tarde na faculdade de gastronomia foi que descobri que não eram bolo inglês e sim cupcakes, sem recheios... então na verdade eram mufins... complicado né? Mas outra hora eu explico a diferença.
     Hoje quero falar mais sobre cupcakes, contar alguns segredinhos para que eles fiquem perfeitos ou quase.
- Você sabia que a xícara medidora de 1/4 de xícara é perfeita para um cupcake tamanho normal? Pegue a massa, nivele com uma faca, despeje na forminha e pronto.
- A concha medidora para sorvetes tb é o tamanho exato para cupcake. Parece haver vários tamanhos de colher de sorvete. A ideal é aquela colher que é meia esfera e tem o mecanismo para ajudar a soltar a boal de sorvete.
- Nem sempre todo mundo pode ter as formas especiais para se assar cupcakes, o que se pode fazer é usar forminhas de empadas.
- Fique de olho: algumas forminhas de papel são mais baixas ou mais altas que outras. Por isso seu cupcake pode transbordar ou ficar mais baixo com a mesma quantidade de massa que você sempre usa.


Tabela de cupcakes


TamanhoQuantidade  massaTemperaturaTempo  cozimento
Cupcakes padrão1/4 – 1/3 de xícara180°18-20 minutos
Mini-cupcakes1 colher de sopa bem cheia180°8-10 minutos
Cupcakes king sizePouco menos de 1 xícara180°24-26 minutos

  • Em bolos básico, como baunilha, “festa”, adicione mais 1 colher (chá) de essência ou extrato de baunilha, amêndoas ou qualquer outra de sua preferência;
  • Em bolos de chocolate, acrescente mais 1 colher (sopa) de chocolate em pó (eu uso ovomaltine) para realçar o sabor do chocolate;
  • Adicionando 3 colheres (sopa) daquelas misturas prontas para pudim (no mesmo sabor do bolo ou no sabor baunilha) para deixar o bolo mais fofo;
  • Troque o leite por buttermilk para uma textura mais rica;
  • Em massas de frutas, como laranja, maracujá ou limão, use um pouco do suco da fruta para deixar o sabor um pouco mais natural e diminua a quantidade de líquido. Licor também serve, mas não exagere na quantidade;
  • Acrescente raspas de limão ou laranja, pedaços de frutas ou nozes que combinem com o sabor do bolo. Eu gosto de usar passas e pedaços de maçã em bolos de baunilha com um pouco de canela;
  • Dê um toque mais rústico e surpreenda com: canela, cravo, gengibre e noz-moscada.

Rende: 1 xícara
1 1/2 colher de sopa de suco de limão tahiti ou 1 1/2 colher de chá de vinagre branco
O suco do limão


2 – Em um recipiente (copo ou garrafa), misture o leite e o suco do limão. Mexa levemente com a ponta de uma faca, mas não muito!
3 – Puxe um livro e leia umas 30 páginas ou comece a organizar a receita que vai precisar do buttermilk. Ele precisa de pelo menos 10 minutos parado para que o suco do limão reaja totalmente com o leite.
2 – Em um recipiente (copo ou garrafa), misture o leite e o suco do limão. Mexa levemente com a ponta de uma faca, mas não muito!
3 – Puxe um livro e leia umas 30 páginas ou comece a organizar a receita que vai precisar do buttermilk. Ele precisa de pelo menos 10 minutos parado para que o suco do limão reaja totalmente com o leite.
2 – Em um recipiente (copo ou garrafa), misture o leite e o suco do limão. Mexa levemente com a ponta de uma faca, mas não muito!
3 – Puxe um livro e leia umas 30 páginas ou comece a organizar a receita que vai precisar do buttermilk. Ele precisa de pelo menos 10 minutos parado para que o suco do limão reaja totalmente com o leite.

A tabela abaixo eu achei no site da Wilton e é ótima para se ter sempre à mão:
De resto, é ter bom senso, gente. Se a massa tiver frutas, diminua um pouco a quantidade de massa.
Às vezes a preguiça bate, você não tem todos os ingredientes, não sabe ou não quer cozinhar, é para estas ocasiões que a gente pode e deve se valer daqueles bolos de caixinha. Entretanto, você não precisa ficar  preso aos sabores disponíveis no mercado, pode criar o seu próprio. Seguem aí algumas dicas para dar um “tchan” na massa.
Não é para fazer todas de uma vez, faça uma e vá avaliando o resultado.
Mas o que é BUTTERMILK?
Buttermilk é um ingrediente que infelizmente não é largamente comercializado aqui no Brasil. Ele é o que sobra da produção da manteiga, um resíduo ácido muito bom para pessoas com problemas digestivos, pois é mais facilmente consumido pelo organismo. Sim, ele é melhor que leite normal, porque tem menos gordura – afinal, a que tinha ali virou manteiga.
Mas eu faço o meu buttermilk, ou um produto que fica parecido e que dá uma textura e sabor maravilhosos... e também aumenta a umidade do bolo.
Comparando
Seu sabor é um pouco azedo e talvez não muito adequado para fazer seu cafezinho com leite, mas lá fora, principalmente nos EUA, ele é muito utilizado em receitas de bolos e pães para amenizar o glúten da farinha e deixar as massas mais fofas e gostosas.
Na falta deste ingrediente nos mercados brasileiros, é possível fazê-lo de duas formas: batendo creme de leite fresco (o que bate chantilly) até virar manteiga e reservar o líquido extra – aquilo é buttermilk – ou fazer uma substituição rápida com leite e limão. Dá-se um jeito para tudo, não é?




Buttermilk caseiro


1 xícara de leite integral


1 – Esprema o limão tahiti e passe por uma peneira, para impedir os gominhos de irem junto. Queremos apenas o suco.


Você pode fazer mais ou menos buttermilk seguindo as proporções indicadas aqui – é muito fácil! E, claro, eu não ia passar uma dica dessas de graça. Vem aí uma receita com buttermilk saindo do forno!

Cupcake de Veludo Vermelho (Red Velvet Cupcake)

(±12 cupcakes)

Ingredientes:

Cupcake:

4 colheres (sopa) manteiga sem sal em temperatura ambiente

3/4 xícara de açucar

1 ovo

2 e 1/2 colheres (sopa) chocolate em pó

3 colheres (sopa) corante de comida vermelho

1/2 colher (chá) de essência de baunilha

1/2 xícara buttermilk*

1 xícara mais 2 colheres (sopa) de farinha de trigo

1/2 colher (chá) de sal

1/2 colher (chá) de bicarbonato de sódio

1 e 1/2 colheres (chá) vinagre de vinho branco

Cobertura:

2 e 1/3 xícara de açucar de confeiteiro peneirado

3 colheres (sopa) de manteiga em temperatura ambiente

113g de cream cheese (queijo cremoso)

1/4 colher (chá) rasa de canela em pó

Preparo:

Cupcake:

Pré-aqueça forno a 160°C.

Numa batedeira, bata a manteiga e o açucar até ficar uma claro e fofo, cerca de 3 minutos. Em velocidade rápida, junte e bata o ovo, até ficar bem misturado. Numa outra tigela misture o chocolate em pó, a essência de baunilha e o corante e fassa uma pasta. Acrescente na mistura de manteiga e bata até ficar totalmente misturado. Diminua a velocidade e acrescente metade do buttermilk lentamente. Adicione metade da farinha peneirada e bata, termine de colocar o buttermilk e a farinha e bata em velocidade alta até ficar bem misturado. Diminua a velocidade e adicione o bicarbonato e o vinagre. Aumente novamente a velocidade e bata por mais alguns minutos. Despeje nas forminha untadas ou com forminha de papel e asse por 20 a 25 minutos ou até o teste do palito sair limpo.

Cobertura:

Bata o açucar, a canela e a manteiga em velocidade média-baixa até ficar bem misturado. Adicione o cream cheese e bata e velocidade média-alta até incorporar, cerca de 5 minutos, ou até ficar claro e fofo. Não bata demais pois a cobertura pode ficar mole. Cubra os cupcakes.

*Para cada xícara de buttermilk que a receita pedir, coloque 1 colher (sopa) de suco de limão ou vinagre branco em um recipiente graduado, e acrescente leite até completar uma xícara. Deixe descansar por cerca de 10 minutos antes de usar.