domingo, 29 de junho de 2014

FRANGO COM BATATAS AO FORNO

Domingo com chuva, que aliás não nos deixa a mais de uma semana, sem poder sair de casa.
O jeito é preparar algo gostoso, rápido e que não seja complicado, já que imagino eu não teremos visita nesse domingo, então bora pra cozinha né...
Vou passar a vocês uma receita de frango com batatas que é uma delicia, além de prática.



INGREDIENTES

1 kg de coxa e sobrecoxa de frango
1 kg de batatas brancas
chimi churri a gosto
sal a gosto
pimenta a gosto
1 cebola grande cortada em em gomos
3 dentes de alho amassados
azeite de oliva para regar

MODO DE PREPARO

Lave bem as batatas e corte em meia lua com casca
Coloque em uma vasilha junto com o frango e acrescente todos os outros ingredientes, misture tudo muito bem e deixe repousar por 30 minutos.
Asse em forno a 180° por 1 hora.
Bom apetite....

domingo, 22 de junho de 2014

ESPECIARIAS E ERVAS AROMÁTICAS


As ervas aromáticas e as especiarias, são um conjunto muito variado de substâncias de origem vegetal, com propriedades e utilizações diversas. 

Pelo seu desprezível valor energético e pela riqueza em antioxidantes em algumas delas (canela, gengibre, cravinho, orégano, entre outras), as especiarias e ervas aromáticas são, na culinária atual, um ótimo substituto do SAL e vão ajudar a tornar a sua alimentação rica em aromas, sabor e cor, permitindo ao mesmo tempo, que utilize uma menor quantidade de gordura.As especiarias enriquecem o sabor dos alimentos, porque estiveram desde sempre ligadas à arte da culinária. As ervas aromáticas são folhas de plantas frescas ou secas, enquanto que as especiarias são as partes aromáticas: rebentos, frutos, bagas, raízes ou cascas normalmente secas, provenientes de plantas oriundas das regiões tropicais.

As comidas bem temperadas não são necessariamente as que fazem arder a língua. As especiarias são uma complexa variedade de produtos aromáticos que fazem realçar aspectos desconhecidos dos ingredientes - e apenas algumas, como o piri-piri, as pimentas e o gengibre, são picantes ao paladar.

Uma especiaria parcimoniosamente adicionada a um prato suave pode torná-lo extremamente agradável. Também pode ser um tempero miraculoso no último momento para muitas coisas, tanto salgados como doces; por exemplo, noz-moscada ralada sobre os legumes, pudins de leite e pratos de queijo, ou sementes de alcaravia adicionadas a batatas doces e abóbora.

O cardamomo é maravilhoso, não só com carne, aves e peixe - uma vagem ou duas esmagadas transformam uma caldeirada -, mas também para adicionar um perfume mágico aos pudins de leite e aos sorvetes. Nos pratos salgados de todos os tipos, a mistura de cardamomo com alho e gengibre fresco é uma das combinações mais apetitosas que existem. A canela é outra especiaria que faz realçar tanto os pratos salgados como os doces; é especialmente boa no frango, utilizando-se paus inteiros para dar gosto a um estufado. A tosta de canela - pão frito em manteiga e barrado com canela em pó - é irresistível.

Tal como é melhor utilizar ervas frescas, também o sabor das especiarias é mais pronunciado quando as compramos inteiras e apenas as moemos quando necessitamos delas. Antes de usar especiarias (inteiras ou moídas) convém aquecê-las rapidamente numa frigideira seca, para realçar os aromas. Se puder tenha um moínho de café elétrico que use só para moer especiarias, mas pode limpar o seu moínho de café e servir-se dele, ou utilizar um almofariz, embora isso seja mais difícil com as especiarias mais duras, como a canela, o cravo-da-índia e o anis-estrelado. No Norte de África e no Médio Oriente, geralmente, põem uma vagem de cardamomo em infusão no café.

Poderá fazer experiências com diferentes especiarias, do mesmo modo que com as ervas, as pessoas ficam intrigadas com o gosto difícil de definir de uma determinada especiaria num certo prato. Também poderá fazer a sua própria mistura de especiarias, para usar nos pratos, como as donas de casa fazem na Índia. Um cuidadoso tempero da comida parece animar as pessoas, e as comidas condimentadas, numa festa, são quase sempre mais notadas e mais recordadas.
É geralmente difícil saber que bebida servir com comida muito condimentada; a cerveja combina geralmente bem e, se quiser festejar algum acontecimento, poderá servir champanhe ou qualquer outro vinho espumoso.


EspeciariasUtilização na Culinária
Cominho (grãos)Carne de porco
Baunilha (vagem seca)Leites aromatizados, batidos, sobremesas à base de leite, produtos de pastelaria e licores.
Açafrão (partes da planta não maduras e sacas)Sopas, pratos de peixe, caldeiradas e arroz.
Caril (em pó)Peixes, moluscos, aves, pratos com ovos, arroz, massas e molhos.
Pimenta (preta, branca, verde e vermelha)Todo o tipo de preparações culinárias
Canela (casca do tronco da caneleira; em bocados ou em pó)Doces com características regionais, produtos de confeitaria, licores e sobremesas.
Colorau ou pimentão (polpa do pimento doce maduro em pó)Guisados, ensopados, carne de porco, bacalhau e outros pratos de peixe.
Coentro (grãos)Marinadas, vinagres aromatizados, conservas de legumes e licores.
Cominho (grãos)Carne de porco, dobrada e licor.
Cravinho (botões da flor depois de secos)Pratos de carne estufados, molhos de pão e arroz.
Erva-doce, anis (grãos)Pães especiais, doçaria e bebidas.
Funcho (grãos)Sopas de peixe, saladas, bolos e licores.
Gengibre (rizomas da planta)Bebidas, cozinha chinesas, sopas de peixe, compotas e bolos secos.
Mostarda (grãos inteiros ou em pó)Pastas de queijos fresco, marinadas, carnes, pescado e molhos.
Noz-moscada (grãos desengordurados)Patês, conservas de carne, ovos, massas, quiejo, cogumelos, vinho quente, cerveja e brandy.
Paprika (pimento maduro, seco e reduzido a pó)Molhos, pratos de queijo, guisados, sopas de carnes.
Pimenta (preta, branca, verde e vermelha)Todo o tipo de confecções culinárias.
Piripiri (fresco ou maduro, ao natural ou conservado em azeite, seco em pó)Saladas, molhos, caldeiradas e carnes.
Zimbro (baga seca)Caldos aromatizados e marinadas.

sábado, 14 de junho de 2014

Para um fim de semana frio e chuvoso, só mesmo um bom cupcake... e como todo o descendente de italiano... eu adoro comer... então, bora para cozinha... aquecer a alma e a barriga no fogão...rsrsrsrs
CUPCAKE DE TIRAMISSÚ



Ingredientes ( 6 pessoas ):
Ingredientes (para 12 pequenos bolinhos) 
2 ovos 
60g de açúcar 
60g de amêndoas moídas 
30g de farinha 
50g de manteiga derretida 
1/2 colher de chá de fermento em pó 
1/2 sachê de cappuccino em pó (tipo Nestlé), diluído em leite 
Cacau em pó e raspas de chocolate branco para a decoração 
Para a cobertura: 
150g de mascarpone 
100 ml de creme de leite (gordura 35%) 
50g de açúcar de confeiteiro

Preparação:
Preaqueça o forno a 180 ° C


. 1  Prepare a massa do cupcake:  Em uma tigela grande, bata os ovos eo açúcar.A mistura deve dobrar de volume. Despeje a mistura de cappuccino e manteiga derretida, misture, em seguida, adicione a farinha, o fermento em pó e amêndoas.Preencha as forminhas até 3/4 de cada um e leve ao forno por 20-25min. Deixe esfriar completamente antes de desenformar.
. 2  Prepare a cobertura mascarpone:  Bata o creme em chantilly firme. Bata o mascarpone com o açúcar de confeiteiro e misture chantilly. Leve à geladeira por uma hora. Usando um saco de confeitar e ponta de sua escolha (eu usei a manga Wilton 1M), decore seus cupcakes.


3.  Polvilhe com cacau em pó e raspas de chocolate branco. Mantenha os cupcakes refrigerados. Eles aguentam 3-4 dias sem problema.













terça-feira, 10 de junho de 2014




Com o dia dos namorados chegando muitos devem estar se perguntando como comemorar.... eu... com certeza em casa tomando um bom vinho... já que não tenho namorado...rsrsr... com a família é a melhor pedida...
Os restaurantes estarão como sempre com suas filas enormes e reservas lotadas...
Um passeio pela cidade... com esse frioooooo... há quem goste...
Para aqueles que querem comemorar em casa e a dois, vou dar algumas dicas importantes...

  • Prepare um lugar bem aconchegante e que emane carinho e amor... uma música suave, umas velas, uma lareira e quem sabe um tapete macio... algumas flores perfumando o ambiente é um bom começo.
  • Tenha o cuidado de preparar o jantar, tudo o que é feito especialmente para a gente é bem melhor.
  • Pratos não muito pesados, afinal você deve querer que a noite se prolongue até a manhã seguinte...rsrsrs
  • Cuidado na sobremesa... deve ser leve... de preferencia de frutas e um creme leve... morangos com creme chantili e champanhe combinam super bem...
  • Lareira, rosas vermelhas, um bom vinho, uma boa comida e uma sobremesa leve... o resto é com você, e a noite do dia dos namorados estará garantida...
FELIZ DIA DOS NAMORADOS!!!