quinta-feira, 22 de outubro de 2015

PORQUE É TÃO IMPORTANTE TOMARMOS O CAFÉ DA MANHÃ?


O que torna o café da manhã saudável?

Um café da manhã saudável deve ter alimentos de diversos grupos, tais como: torradas integrais, creme vegetal, sucos, frutas, iogurtes/bebidas lácteas ou leite. Estes alimentos fornecem energia e nutrientes essenciais, como ômegas 3 e 6, cálcio, ferro, fibra, vitamina D, vitaminas do complexo B, ácido fólico, magnésio, e zinco. Aqueles que pulam o café da manhã perdem estes nutrientes importantes para a saúde e muitas vezes não conseguem suprir suas necessidades nutricionais diárias durante o resto do dia. 

Comer um café da manhã com fibras pode ajudar a regular o seu apetite e minimizar o grande consumo de alimentos ao longo do dia. Tanto os adultos como as crianças que consomem café da manhã regularmente tendem a ter um peso corporal mais saudável do que os que pulam o café da manhã. Estar com um peso saudável é importante para manter o coração saudável. 

Enfim, ter um café da manhã saudável pode colocá-lo no caminho correto para obter outros comportamentos e estilos de vida saudáveis. Estudos mostram que quem toma café da manhã, independente da idade, tende a participar de atividades físicas regulares, escolher alimentos mais saudáveis e não fumar.



8 dicas rápidas para um café da manhã saudável


1. Leia rótulos cuidadosamente. Procure pelo tamanho da porção, calorias e informação nutricional. Para alimentos de grãos, escolha produtos integrais, aveia, cevada ou outros grãos integrais.

2. Conheça seu café. Por exemplo, um Mocha Chocolate Branco de 480 ml da Starbucks contém 470 calorias, 12 gramas de gordura saturada e 59 gramas de açúcares, contra apenas cinco calorias e nenhuma gordura ou açúcar (mas mais cafeína) em uma xícara de café preto.

3. Faça de carnes processadas uma coisa muito rara. Carnes processadas, como salsichas e presunto, têm sido associadas a um risco mais alto de câncer colorretal, doença cardíaca e diabetes tipo 2.

4. Coma seus carboidratos de grãos integrais, frutas e vegetais, não de alimentos que foram altamente processados.

5. Pão em moderação não faz mal para pessoas saudáveis. Muitas pessoas comem várias fatias de pão de forma no café da manhã ou o adorado pão francês, mas ale lembrar que apenas um pão francês já tem 135 calorias, sem contar a manteiga, geleia ou requeijão que se come com ele.

6. Não exagere no suco de fruta. A fruta inteira é uma escolha ainda melhor porque ela tende a ter mais fibras.

7. Coma em casa, não fora. Você pode aproveitar um café da manhã saudável fora de casa se você escolher aveia ou iogurte. Mas muitos dos tradicionais irão começar seu dia com muitas calorias e gordura saturada. Como a maioria dos alimentos processados, as ofertas de café da manhã em cadeias de fast food tendem a ser ricas em sódio e com poucas fibras.

8. Faça uma vitamina no café da manhã. Um pouco de processamento caseiro não faz mal. Você pode combinar frutas, suco, iogurte, gérmen de trigo, tofu e outros ingredientes. Muitas receitas podem ser encontradas.