domingo, 17 de junho de 2012


Brunch: todo o charme de um café da manhã diferenciado

A refeição que une o café da manhã e o almoço é perfeita para receber convidados em diversas ocasiões

Você já deve ter ouvido falar em brunch: a tendência que surgiu nos Estados Unidos e aos poucos vem ganhando espaço no Brasil. Amplamente difundido no país por hotéis e confeitarias, a refeição que reúne o melhor do café da manhã e do almoço já tem sido bastante requisitada para marcar ocasiões especiais, como casamentos e batizados.
Por ser democrático e muito versátil, o brunch permite a escolha de um cardápio amplo e diversificado para que todos os convidados saiam satisfeitos da celebração. Além disso, a refeição pede pratos simples e de fácil execução e não exige tantos cuidados enquanto é servida, permitindo que amigos e familiares possam interagir e aproveitar o momento de descontração.
Para entendermos um pouco melhor como funciona a nova tendência, o TodaEla conversou com a chef Andressa Schmidt, da Brownieria Fantástica em Curitiba, e com o chef Jéfferson Fonseca, do Espaço Gourmet também em Curitiba, que nos deram dicas valiosas de como organizar um brunch em casa para receber convidados especiais.
A origem da refeição
Como o brunch é uma nova proposta que surgiu nos Estados Unidos, seu nome não poderia ter outra origem que não a língua inglesa. Sendo assim, o conceito do lanche – que mistura duas refeições – se revela desde o nome, já que a palavra brunch se origina da união de "breakfast" (café da manhã) e "lunch" (almoço).
A chef Andressa Schmidt, responsável pela loja curitibana especializada em brownies, nos conta que esse tipo de refeição começa a ser servido por volta das 10 horas da manhã e, assim, funciona como um substituto do café da manhã tradicional, se adequando perfeitamente à rotina daqueles que acordam um pouquinho mais tarde.
E como o brunch costuma se estender até a tarde, o chef Jéfferson Fonseca, que ministra cursos na escola de gastronomia Espaço Gourmet, ressalta que é o tipo de refeição mais recomendado para festas e casamentos que têm início no período da manhã, pois, para que todos possam celebrar sem pressa, a refeição continua a ser servida durante a tarde.
Os itens que não podem faltar no cardápio
Devemos manter em mente que o brunch representará duas refeições ao mesmo tempo. Sendo assim, é perfeitamente possível coordenar os pratos tradicionais de um café da manhã com algumas opções quentes mais incrementadas para dar o tom de almoço.
A lista de alimentos indicada pela chef Andressa Schmidt inclui: ovos, bacon, frios, queijos, cupcakes, pães, broas, saladas, brownies, geleias e frutas variadas. Além disso, a chef deixa uma dica: “O importante é a variedade e as combinações. Por exemplo, se temos pães, naturalmente devemos incluir manteiga e geleias”.
Para compor as opções de pratos mais elaborados e requintados, o chef Jéfferson Fonseca elege crepes recheados, suflês, panquecas doces e salgadas e tortas em geral.
Jéfferson Fonseca também nos lembra de que a seleção dos alimentos deve ser cuidadosa para que todos os ingredientes estejam sempre frescos, que as massas estejam crocantes e saborosas e as bebidas sejam servidas na temperatura ideal para a ocasião.
Para refrescar os convidados, Andressa Schmidt recomenda vinhos, refrigerantes e água. Ainda entre as bebidas, os dois chefs são unânimes em lembrar que champagne ou espumante não pode faltar no cardápio de um belo brunch.
É fácil notar que a ocasião permite as mais diversas combinações, por esse motivo o brunch pode ser facilmente adaptado e agrada também ao paladar de vegetarianos, pessoas loucas por doces e até mesmo àquelas que não abrem mão da dieta.
Como servir e decorar o espaço
Não são apenas as comidinhas apetitosas e bem selecionadas que ajudam a compor esse café da manhã charmoso. Lembre-se de que a decoração tem um papel importante nessas ocasiões e, por isso, não deve ser deixada de lado.
Isso não significa que você precisará se esforçar para elaborar um arranjo de flores exuberante ou investir em uma toalha de mesa repleta de bordados. A simples escolha de alguns elementos básicos já é suficiente para deixar o ambiente mais aconchegante e com a cara da celebração.
Nas mesas reservadas para os convidados, os arranjos de flores podem ser pequenos e baixos para não atrapalhar o contato entre as pessoas. Ainda, pode-se deixar em cada mesa os talheres, as xícaras e opções de açúcar e adoçante.
Aproveite o colorido das frutas e dos alimentos que serão servidos para compor uma mesa bonita e sofisticada. As louças, vasos e outros elementos também podem ajudar a compor a decoração. Esse será o espaço principal do buffet, onde devem estar todas as comidas, bebidas e os pratos para que os convidados possam se servir. A chef Andressa Schmidt indica que podem ser usados pratos em dois tamanhos diferentes.

Ao lado, o chef Jéfferson Fonseca recomenda a colocação de uma mesa que deve ter mais xícaras e colheres para café, juntamente com o açúcar e o adoçante, caso os convidados desejem se servir novamente ou aproveitar outras bebidas. Para dar mais destaque aos bolos, tortas, cupcakes e brownies, ambos os chefs indicam o uso de uma mesa separada que será dedicada exclusivamente aos doces.
Uma das principais vantagens do brunch é que cada convidado se serve individualmente e se encaminha para sua mesa, dispensando que você faça as honras da casa e precise se dividir entre a sala e a cozinha até que todos os convidados estejam satisfeitos. Aproveite isso como uma oportunidade para dar mais atenção aos seus amigos e familiares, desfrutando melhor da companhia de cada um deles.
E para evitar o acúmulo de louça suja, conte com a ajuda de alguém para passar recolhendo pratos, talheres e xícaras regularmente.
Preparando o seu brunch
Para facilitar a organização da refeição, existem várias confeitarias, panificadoras e outros estabelecimentos que fornecem praticamente todos os pratos necessários para um brunch delicioso. Essa opção é bastante válida para quem não dispõe de muito tempo ou deseja receber um grande número de pessoas, o que exige uma quantidade maior de comida.
Contudo, se você vai organizar o seu brunch em casa para receber amigos e familiares mais íntimos, por que não aproveitar a ocasião para preparar algumas receitas especiais? Quem gosta de cozinhar pode se aventurar nas mais diferentes opções e preparar pratos únicos para servir aos convidados. Além de ser uma experiência divertida, seus convidados se sentirão ainda mais mimados com o prazer de saborear pratos que você mesma preparou.
Para dar um empurrãozinho, selecionamos algumas receitas simples e saborosas que podem ser usadas para incrementar o seu brunch. Confira!
Ingredientes
  • 600 gramas de batatas
  • 100 gramas de presunto cortado em fatias
  • 1 copo de iogurte natural
  • 4 colheres de sopa de creme de leite
  • Cebolinha verde
  • Colorau
  • Sal
Modo de preparo
Misture o creme de leite com o iogurte, um pouco de colorau e pitadas de sal. Reserve. Cozinhe as batatas com as cascas. Depois de macias, descasque-as e corte-as em pedaços. Corte o presunto em quadradinhos. Em uma saladeira, ponha as batatas, o presunto e adicione o molho previamente preparado. Salpique a cebolinha verde. Deixe o preparo em temperatura ambiente até a hora de servir.
Crepe de Nutella e Frutas Vermelhas – Recomendação do chef Jéfferson Fonseca

Ingredientes
Massa
  • 3/4 de xícara de farinha de trigo
  • 1 xícara de leite
  • 1 colher de sopa de margarina
  • 1 ovo
  • 1 pitada de sal
Recheio
  • 1 pote de Nutella (180 gramas)
Calda
  • 2 xícaras de frutas vermelhas de sua preferência (podem ser amoras, morangos, framboesas)
  • 1 colher de sopa bem cheia de açúcar
  • 2 colheres de água
Montagem
  • Óleo para untar
Modo de preparo
Massa: Em um liquidificador bata todos os ingredientes da massa por 30 segundos, até que ela fique com um aspecto homogêneo.
Calda: Coloque os ingredientes da calda em uma panela e leve ao fogo baixo por aproximadamente 10 minutos. Mexa delicadamente com uma colher até que as frutas estejam ligeiramente derretidas e formem uma calda de aparência pastosa. Reserve.
Montagem: Aqueça uma frigideira antiaderente e unte com óleo. Coloque 2 colheres de sopa da massa na frigideira e espalhe com uma colher para fazer uma panqueca fina. Deixe cozinhar até se soltar do fundo da frigideira. Vire a panqueca e deixe dourar do outro lado. Coloque a massa em um prato. Espalhe uma colher bem cheia de Nutella sobre a panqueca. Dobre ao meio. Dobre ao meio novamente. O crepe terá a aparência de um leque. Regue com a calda de frutas e sirva.
Ingredientes
Massa
  • 3 xícaras de chá de farinha de trigo
  • 200 gramas de manteiga
  • 1/4 de xícara de água
  • Sal a gosto
Recheio
  • 4 ovos
  • 1 lata de creme de leite
  • 100 gramas de champignon
  • 50 gramas de tomate seco
  • 4 fatias de presunto royale picado (pode ser qualquer outro presunto)
  • 50 gramas de queijo ralado
  • Sal a gosto
Modo de preparo
Massa: Misture a farinha de trigo com a manteiga até fazer uma farofa. Acrescente a água e misture até formar uma massa homogênea. Forre uma forma de fundo removível com essa massa.
Recheio: Bata os ovos com um batedor de arame como se estivesse fazendo uma omelete. Misture o creme de leite e sal a gosto. Coloque a mistura sobre a massa da forma. Distribua sobre o recheio o presunto, o champignon e o tomate seco, fazendo com que esses ingredientes fiquem cobertos pelo recheio. Salpique o queijo ralado por cima. Leve para assar em forno pré-aquecido em temperatura média por aproximadamente 40 minutos ou até dourar.
Brownie Super Fácil – Recomendação da chef Andressa Schmidt
Ingredientes
  • 6 colheres de sopa bem cheias de margarina sem sal
  • 3/4 de xícara de chá de achocolatado
  • 1/2 de xícara de chá de chocolate em pó
  • 1 e 1/4 de xícara de chá de farinha de trigo
  • 2 xícaras de chá de açúcar
  • 1 colher de chá de extrato ou essência de baunilha
  • 1 tablete de chocolate meio amargo picado em cubinhos
  • 1/2 de xícara de chá de nozes picadas (ou castanhas-de-caju granuladas)
  • 2 pitadas de sal
  • 4 ovos
Modo de preparo
Misture os ovos e o açúcar e depois agregue todos os ingredientes até formar um creme uniforme. Despeje numa assadeira forrada com papel manteiga e leve ao forno médio por 40 minutos. O brownie estará pronto quando a parte de cima estiver levemente corada e, ao espetar um palito, ele estará levemente úmido (devido ao chocolate derretido). Corte o brownie em quadrados enquanto ainda estiver quente e sirva com uma bola de sorvete de creme ou congele num saquinho para freezer. Para descongelar, coloque o brownie num prato de sobremesa e aqueça no micro-ondas em potência alta por 1 minuto.