domingo, 15 de setembro de 2013

Receita do Dia: Charque de Cozinheira, para fazer em casa

Nessa Semana Farroupilha estou postando algumas coisas referentes ao nosso estado, como história e um pouco dos nossos ingredientes típicos.
Hoje estarei postando aqui uma receita caseira de charque, o ingrediente mais tipico de todos que temos. Essa receita era usada por nossa chefe Neusa Moraes em um restaurante de Santa Cruz do Sul, e depois de pronto pode ser guardado na geladeira.



Confiram a receita:



CHARQUE DE COZINHEIRA

INGREDIENTES
- Carne da sua preferência
- Sal grosso
OBS.: Para cada quilo de carne utiliza-se um quilo de sal grosso.

MODO DE PREPARO
Limpe a carne, retirando as aparas e o excesso de gordura (sebo).
Corte a carne em mantas, tiras de aproximadamente 3 cm de espessura.
Forrar uma bacia, forma ou escorredor de plástico ou vidro, com sal grosso e colocar um pedaço da carne. Sal por cima, e mais uma manta. Mais sal e mais uma manta. Fazer isso e cobrir tudo com bastante sal.
Pode-se usar um escorredor de plástico.
*A vantagem que encontrei no escorredor foi o fato de não acumular a água que vai soltando da carne. Coloque uma bacia embaixo para a água escorrer constantemente.
Usando bacia ou forma, a água deve ser retirada de tempos em tempos.
A carne fica no sal durante 04 dias. Sendo que deve-se trocar os pedaços de posição uma vez ao dia, passando os debaixo para cima, e completar com sal cada vez que for necessário.
Depois dos quatro dias a carne deve ser pendurada em local arejado, com sol e ventilado, com tela para proteger das moscas. Pode ser em uma peça da casa que pegue sol através da janela mesmo, mas tem que ser protegido de moscas e outros bichos.

Passado os quatro dias, já pode ser consumido, em até 21 dias. Pode ser guardado na geladeira.

Bom pessoal, agora é partir pro abraço!
Espero que curtem, abraços!
Nadine Moraes