sexta-feira, 10 de abril de 2015

ARROZ NEGRO


Conhecido como o caviar dos grãos, o arroz negro selvagem é feito de grãos longos, escuros e com formato de agulha. A sua consistência é mais firme na parte externa, porém mais macia internamente.
Seu sabor impressiona. Por isso não deve ser usado em qualquer prato. Aproveite esse delicioso ingrediente em receitas mais elaboradas feitas com carnes defumadas, peixes, faisão ou mesmo em uma saladinha especial. Outra forma de preparo é misturá-lo ao arroz branco com frutas secas ou oleaginosas.
O preço é um tanto mais elevado do que o arroz comum. No Brasil, as marcas mais conhecidas em supermercados e empórios que comercializam este tipo de arroz são Tio João e Blue Ville. Em média, chega custa mais de 30 reais o pacote com 250 gramas. Eu comprei em um empório por R$ 9,50 a 250 gramas, mas isso aqui no interior do estado.
O arroz negro selvagem também chama atenção por causa do seu aroma, semelhante ao de avelãs ou da erva torrada (chá preto). Além disso é rico em proteínas e fibras, e uma boa fonte de potássio e fósforo.
O arroz negro tem 20%  mais proteínas e 30% mais fibras que o arroz integral. Além de ser um poderoso anti- radicais livres, promove maior saciedade.
Embora o nome arroz seja usado para este ingrediente, ele nada mais é do que uma gramínea aquática, mesmo assim é usado como uma guarnição tal como outros grãos.



Vamos a uma receita então, gostosa, refrescante e nutritiva.



Ingredientes

100 gr de quinoa em grãos cozida(s)
85 gr de arroz selvagem cozido(s)
90 gr de grão de aveia cozido(s)
40 gr de cenoura em cubos pequenos
75 gr de zuchine em cubos pequenos
60 gr de alho-poró em cubos pequenos
30 gr de cebolinha verde em fatias finas
30 ml de azeite de oliva
2 gr de sal grosso

Como fazer

Cozinhe os grãos separadamente em água com sal grosso e em seguida escorra e reserve (a quinoa deve ser cozida por 14 minutos, o arroz selvagem por 9 minutos e o grão de aveia por 15 minutos).
Aqueça o azeite em uma panela e refogue os vegetais em fogo brando por aproximadamente 1 minuto.
Em seguida acrescente os grãos e refogue por mais 1 minuto só para aquecer os grãos.
Monte a salada no centro do prato com o apoio de um aro.