Olá amigas leitoras... passando agora para uma culinária mais saudável, hj vamos com uma receita sem glúten e vegetariana.
Ingredientes para o recheio:
2 xícaras de palmito pupunha picado em cubinho
1 xícara de vagem cortada fina
1 xícara de cenoura cortada em cubinho
½ xícara de azeitona preta sem caroço
½ cebola picada
3 colheres de sopa de azeite
1 colher de sobremesa rasa de araruta
1 colher de sobremesa de orégano
1 xícara de água
Ingredientes para a massa:
1 xícara de grão-de-bico cozido na água e sal
1 colher de sopa de ghee
1 colher de chá de sal
½ colher de chá cúrcuma
¾ xícara de farinha de arroz
¼ xícara de água gelada
Modo de preparo do recheio:
Refogar a cebola com azeite numa panela média. Acrescentar o palmito, vagem e cenoura e cozinhar com um pouquinho de água até ficar aldente. Dilua a araruta com 1 xícara de água e adicione aos vegetais, mexendo em fogo médio até ficar bem transparente e espesso. Acrescente a azeitona, misture e desligue o fogo. Deixe o recheio esfriar enquanto faz a massa.
Modo de preparo da massa:
No processador, coloque o grão-de-bico cozido, ghee, sal e cúrcuma e processe para misturar. Adicione a água e a farinha aos poucos e processe até virar uma massa bem empelotada. Forre os 5 potinhos de porcelana com a massa, recheie e cubra com mais massa. Leve ao forno por 30 minutos à 180ºC.
Rendimento: 4 empadões pequenos individuais (no ramakin)
Tempo de preparo: recheio – 30 minutos / massa – 1h30 / forno – 30 minutos
AGORA ALGUNS ESCLARECIMENTOS: Vcs devem estar se perguntando sobre certos ingredientes dessa receita que não são tão normais não é mesmo? Pois aí vai algumas explicações...
Ghee – Manteiga Clarificada. É o óleo purificado da manteiga, onde toda a água e os elementos sólidos e toxinas da gordura do leite e lactose são completamente removidos. Embora seja inteiramente preparado a partir da manteiga, suas propriedades, de acordo com a ayurveda, diferem muito da manteiga em si.Araruta- é uma erva cuja raiz tem fécula branca que é alimentícia. Também é conhecida como agutiguepe, araruta-caixulta, araruta-comum, araruta-especial, araruta-gigante, araruta-palmeira, araruta-raiz-redonda, araruta-ramosa, embiril e agutingue-pé.
Muitos chefs a substituem por polvilho azedo.
Curcuma- A cúrcuma é uma planta medicinal, também conhecida por açafrão-da-índia, açafrão-da-terra ou tumérico, muito utilizada para tratamento do fígado ou problemas gástricos. É um pó alaranjado, encontrado nos mercados e empórios.